Salmão: conheça seus principais benefícios!

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Você sabia que o salmão é um dos alimentos mais nutritivos do planeta?

O alimento é muito importante porque reúne nutrientes essenciais que previnem doenças como o mau colesterol, problemas cardíacos e até mesmo o câncer.

Embora seu preço não seja muito baixo, vale a pena inclui-lo na dieta regularmente devido ser um alimento altamente nutritivo e perfeito em qualquer tipo de dieta.

É bom destacar que devido a intensa exploração comercial, captura em larga escala e mudanças ambientais, a redução considerável da população de salmão selvagem levou ao desenvolvimento de técnicas para a criação do salmão em cativeiro.

Basicamente, o salmão criado em cativeiro possui todos os benefícios quando se comparado ao salmão selvagem, porém em menor escala. Isso significa que o salmão em cativeiro possui menos nutriente do que o salmão selvagem.

Benefícios

Melhora as funções cerebrais

Se você busca melhorar as funções cerebrais, você precisa consumir salmão. Isso porque ele é rico em ômega-3, nutriente essencial que melhora a memória e mantêm ativo durante longas horas de trabalho.

Além disso, o consumo regular de salmão protege o sistema nervoso de danos relacionados com o envelhecimento, atuam como um antidepressivo, relaxam o cérebro e também ajuda no tratamento da doença de Alzheimer e de Parkinson.

Trata a depressão e ansiedade

O ômega-3 do salmão pode ser ótimo para prevenir e combater a depressão e a ansiedade pois ele melhora o controle das emoções e do humor, diminuindo assim os sintomas depressivos, as perturbações do sono e a falta de apetite sexual que são sintomas comuns nas pessoas deprimidas.

No caso do sono, o ômega-3 é um ótimo remédio natural para dormir já que pesquisas científicas já mostraram que o nutriente contribui no aumento da concentração da melatonina que é o hormônio que regula o sono.

Aumento da massa magra

A proteína do salmão é considerada de alta qualidade. Com isso seu consumo regular contribui para o aumento da massa magra.

Comer proteína de alta qualidade é necessário para construir e manter uma massa muscular saudável, além de suportar tendões, ligamentos e outros tecidos corporais.

E a proteína do salmão pode lhe fornecer esses benefícios.

Ajuda no controle do peso

No geral, alimentos ricos em proteínas causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras. Com isso, comer proteínas ajuda controlar o peso, já que a mesma diminui o apetite.

E o salmão é um alimento rico em proteína. Logo, seu consumo ajuda no controle do peso.

Diminui a inflamação

É importante você saber que a inflamação é a raiz da maioria das doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer. E consumir salmão ajuda a reduzir os marcadores de inflamação.

Muitos estudos científicos já demonstraram o poder do salmão no combate a inflamações.

O sucesso vem devido o salmão ser rico em vitaminas do complexo B que estão envolvidas em vários processos importantes no seu corpo, entre elas a redução da inflamação.

Controla a pressão arterial

Por ser rico em potássio fazem o salmão ser ótimo para diminuir a pressão arterial ao ajudar a reduzir a retenção de água.

Além disso, o ômega-3 presente no salmão também diminui a pressão arterial e melhora a função das células que alinham as artérias.

Aumenta o bom colesterol

A astaxantina é antioxidante importante, que está presente no salmão.

Esse antioxidante ajuda diminuir o risco de doença cardíaca ao reduzir a oxidação do LDL, que é o mau colesterol e ao aumentar o HDL, que é o bom colesterol.

O mau colesterol pode trazer grandes consequências como o aumento considerável do risco de doenças cardiovasculares, como:

Como preparar o salmão?

Como preparar o salmão

O salmão é um alimento extremamente versátil e ajuda a variar o cardápio.

Ele pode ser cozinhado no vapor, grelhado e consumido cru, ou seja, ele é um ótimo acompanhamento para legumes e saladas.

Confira a receita abaixo que mostra como fazer um salmão com molho de maracujá, batatas sauté e arroz com amêndoas:

Lembrando que para um preparo saudável, é aconselhá o uso de óleos saudáveis como o óleo de coco e azeite de oliva extravirgem.

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