Você sabia que comer peixe frequentemente pode trazer benefícios para o cérebro?
É o que mostrou algumas pesquisas científicas. As pequisas também mostraram que os benefícios para a saúde são independentemente da quantidade de ômega-3 ou ácidos graxos que o alimento contém.
Comer peixe regularmente contribui para a saúde do cérebro porque muda a estrutura do cérebro humano, aumentando a quantidade de matéria cinza e deixando o córtex cerebral mais denso. Isso deixa o cérebro mais resistente e previne doenças cognitivas, como o Alzheimer.
Caso não saiba, o Alzheimer é uma enfermidade incurável que atinge principalmente os idosos. A doença tem início com demência e/ou perda das funções cognitivas, devido à morte das células cerebrais, o que faz reduzir a capacidade de realizar trabalho, ter relações sociais, interferindo no comportamento e na personalidade.
Portanto, se você deseja se livrar do Alzheimer, você precisa comer peixe regularmente, pelo menos 1x por semana.
Comer peixe também fortifica as áreas cerebrais diretamente ligadas à memória e ao aprendizado. Com isso, o peixe é um ótimo alimento para melhorar nos estudos.
E por melhorar as funções cerebrais fazem o peixe ser um ótimo aliado contra os três transtornos mais comuns no mundo que são a depressão, estresse e ansiedade.
O estresse, a depressão e a ansiedade podem manifestar-se separadamente ou em conjunto.
A zona pré-frontal do cérebro é onde a depressão, a ansiedade e o estresse atacam, isto é, onde o pensamento mais avançado se desenvolve, onde avaliamos estratégias para solucionar problemas e tomamos decisões entre outras funções.
E por fortalecer o cérebro e melhorar as funções cerebrais fazem o peixe ser um ótimo remédio natural para ansiedade, depressão e estresse.
O fato é que para ter uma ótima performance mental é necessário consumir um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos ômega-3.
O ômega-3 presente no peixe são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.
Uma dieta pobre em ômega-3 pode causar diversos problemas para a saúde e para o cérebro. Para o cérebro, por exemplo, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.
E uma dieta rica em ômega-3 pode causar alguns benefícios ao cérebro como:
-
Boa concentração;
-
Melhora da habilidade motora;
-
Boa memória;
-
Aumento da velocidade de reação.
Qual peixe consumir?
Praticamente todos os peixes trazem ótimos benefícios ao cérebro.
Fizemos uma lista com os principais para você colocar em sua dieta. Veja:
-
Arenque;
-
Sardinha;
-
Atum;
-
Bacalhau;
-
Linguado;
-
Pescadinha;
-
Tilápia.
Muito bem explicado esses benefícios de comer peixe para o cérebro. Não sabia que ele era importante no combate a ansiedade e depressão. Atualmente estou sofrendo um pouco com a ansiedade. Confesso que essa piora veio depois que mudei minha alimentação e acabei comendo mais carboidratos com índice glicêmico baixo.