Bacalhau: conheça seus benefícios!

Benefícios do bacalhau

O bacalhau é um dos peixes mais usados em dias especiais como a Páscoa. Entretanto, o seu consumo deve fazer parte de qualquer época, seja ela festiva ou não.

Extremamente versátil e saboroso, o peixe reserva um arsenal de nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Este tipo de peixe possui uma carne branca densa e escamosa cheia de proteínas e gorduras saudáveis, além de uma grande variedade de vitaminas e minerais que são necessários para manter um estilo de vida saudável.

Por ser versátil, o bacalhau pode ser preparado de diversas formas.

Seu sabor é marcante e oferece muitas possibilidades de acompanhamentos: como o azeite extravirgem, pimenta do reino, sal e outras especiarias.

Conheça agora os principais benefícios do bacalhau:

1- Ótimo aliado na queima de gorduras

Para quem busca emagrecer e queimar gordura da barriga, o bacalhau é excelente. Isso porque o alimento é pobre em calorias, o que é ótimo para quem busca emagrecer.

Além disso, o bacalhau é rico em proteínas, que é um nutriente essencial no qual acelera o metabolismo, promovendo uma maior queima de gordura, principalmente a da barriga.

2- Ajuda a equilibrar o colesterol ruim e bom

A niacina presente no bacalhau é uma vitamina solúvel que auxiliam diversas funções, e a principal delas é reduzir o colesterol ruim e aumentar (LDL) o colesterol bom (HDL).

Por isso, se você busca reduzir drasticamente o risco de doenças cardiovasculares, a niacina do bacalhau pode te ajudar.

3- Melhora a saúde mental

Assim como o salmão e o atum, o bacalhau é rico em ômega-3, que é um tipo de gordura importantíssima para a saúde mental.

Isso porque o ômega-3 é um constituinte dos neurônios, ajudando a acelerar as respostas cerebrais, ou seja, consumir ômega-3 pode melhorar seu aprendizado e raciocínio.

Vários estudos já confirmaram que níveis elevados de ômega 3 estão associados a uma melhor capacidade de leitura e memória, assim como menos problemas de comportamento.

4- Melhora o sistema nervoso

O bacalhau ajuda a melhorar o sistema nervoso central devido sua alta concentração de vitamina B12.

A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso.

Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

5- Auxilia contra a depressão, ansiedade e estresse

Um outro motivo que faz o consumo de bacalhau ser necessário é que o alimento auxilia contra a depressão, ansiedade e estresse.

Isso porque o alimento ajuda a impulsionar o suprimento de sangue para o cérebro e aumenta a produção dos neurotransmissores que geram humor e bem-estar como a dopamina e serotonina.

6- Reduz o risco de trombose

A combinação de nutrientes do bacalhau também pode te ajudar a reduzir o risco de desenvolver trombose profunda que é uma condição essencialmente causada quando coágulos sanguíneos são formados nas veias profundas das pernas.

Receitas com bacalhau

Como falado no começo do artigo, o bacalhau é muito versátil e pode ser preparado de diversas formas.

A receita abaixo mostra como fazer uma bacalhoada, veja:

Já a receita abaixo mostra como fazer o famoso bolinho de bacalhau, confira:

E a última receita que separamos é o arroz com bacalhau que pode ser consumida frequentemente no lugar do arroz “puro”, por exemplo.

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