6 benefícios de comer Atum

Atum

Se você busca um alimento nutritivo e rico em proteína de qualidade, você precisa do atum!

Assim como alguns peixes, o atum é uma excelente fonte de ômega-3, ferro, fósforo e cálcio – minerais importantes para a manutenção da saúde.

Disponível no formatado enlatado, em óleo, ao natural ou com molho de tomate, o alimento pode ser facilmente encontrado nos supermercados de todo o Brasil.

A lista abaixo são dos 6 principais benefícios que esse ótimo peixe pode lhe oferecer.

1- Melhora a saúde do coração

Assim como o salmão, o atum é rico em ômega-3, nutriente importante para a saúde do coração.

O consumo de ômega-3 do atum ajuda regular a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto.

O DHA do ômega-3 do atum ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.

Além disso, o consumo regular do ômega-3 do atum ajuda diminuir o colesterol ruim (LDL). Esse tipo de colesterol quando está alto, aumenta o risco dele se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento levando a doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose e derrame.

2- Anti-inflamatório

A inflamação do corpo é uma reação do nosso sistema imunitário. O nosso sistema imunitário reage sempre que identifica uma ameaça ao nosso corpo: uma bactéria, vírus, químicos ou células danificadas. É o seu processo de cura.

E o consumo de atum pode ajudar a regular o sistema inflamatório do organismo, diminuindo o excesso de inflamação do corpo.

E ao reduzir a inflamação no organismo, o atum previne contra doenças como gota e artrite.

3- Bom para a mente

Se você é o tipo de pessoa que busca soluções para melhorar a concentração e os estudos como a Ritalina e Modafinila, saiba que o consumo regular de atum pode ser um ótimo substituo natural a esses medicamentos.

Isso acontece porque o ômega-3 do alimento age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro.

O atum também melhora a fluidez das membranas que encapam as células nervosas. Com isso causa um aumento a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina. Neurotransmissores importantes que ajudam combater a depressão.

4- Prevenção ao AVCI

AVCIO acidente vascular cerebral isquêmico é um tipo de AVC mais comum. Ele acontece quando a falta do fluxo sanguíneo para o cérebro.

E consumir atum regularmente pode ajudar a prevenir esse problema, isso é o que mostrou uma pesquisa no American Journal of Clinical Nutrition.

5- Diminuição dos triglicerídeos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, que quando está acima de 150 ml/dL em jejum, aumenta o risco de doenças cardíacas. Quanto mais triglicerídeos uma pessoa possui, mais gordura ela carrega.

Duas porções de atum por semana são suficientes para reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.

Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental para o sucesso do tratamento e o consumo de atum é um ótimo aliado contra os triglicerídeos altos.

6- Aumenta o sistema imunológico

Por conter propriedades antioxidantes fazem o atum ser ótimo para o aumento do sistema imunológico.

Caso você não sabe, o sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo e pela proteção contra doenças e infecções.

Quando melhor o seu sistema imunológico, melhor será a sua proteção contra doenças e infecções.

2 comentários em “6 benefícios de comer Atum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *