Comer peixe faz bem para o cérebro?

comer peixe faz bem para o cérebroVocê sabia que comer peixe frequentemente pode trazer benefícios para o cérebro?

É o que mostrou algumas pesquisas científicas. As pequisas também mostraram que os benefícios para a saúde são independentemente da quantidade de ômega-3 ou ácidos graxos que o alimento contém.

Comer peixe regularmente contribui para a saúde do cérebro porque muda a estrutura do cérebro humano, aumentando a quantidade de matéria cinza e deixando o córtex cerebral mais denso. Isso deixa o cérebro mais resistente e previne doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Caso não saiba, o Alzheimer é uma enfermidade incurável que atinge principalmente os idosos. A doença tem início com demência e/ou perda das funções cognitivas, devido à morte das células cerebrais, o que faz reduzir a capacidade de realizar trabalho, ter relações sociais, interferindo no comportamento e na personalidade.

Portanto, se você deseja se livrar do Alzheimer, você precisa comer peixe regularmente, pelo menos 1x por semana.

Comer peixe também fortifica as áreas cerebrais diretamente ligadas à memória e ao aprendizado. Com isso, o peixe é um ótimo alimento para melhorar nos estudos.

E por melhorar as funções cerebrais fazem o peixe ser um ótimo aliado contra os três transtornos mais comuns no mundo que são a depressão, estresse e ansiedade.

O estresse, a depressão e a ansiedade podem manifestar-se separadamente ou em conjunto.

A zona pré-frontal do cérebro é onde a depressão, a ansiedade e o estresse atacam, isto é, onde o pensamento mais avançado se desenvolve, onde avaliamos estratégias para solucionar problemas e tomamos decisões entre outras funções.

E por fortalecer o cérebro e melhorar as funções cerebrais fazem o peixe ser um ótimo remédio natural para ansiedade, depressão e estresse.

O fato é que para ter uma ótima performance mental é necessário consumir um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos ômega-3.

O ômega-3 presente no peixe são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.

Uma dieta pobre em ômega-3 pode causar diversos problemas para a saúde e para o cérebro. Para o cérebro, por exemplo, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.

E uma dieta rica em ômega-3 pode causar alguns benefícios ao cérebro como:

  • Boa concentração;

  • Melhora da habilidade motora;

  • Aumento da motivação;

  • Boa memória;

  • Aumento da velocidade de reação.

Qual peixe consumir?

qual peixe comerPraticamente todos os peixes trazem ótimos benefícios ao cérebro.

Fizemos uma lista com os principais para você colocar em sua dieta. Veja:

  • Arenque;

  • Sardinha;

  • Salmão;

  • Atum;

  • Bacalhau;

  • Linguado;

  • Pescadinha;

  • Tilápia.